CARTA DE DESPEDIDA
DE DOM GABRIEL MONTEIRO
DA ARQUIDIOCESE DE MARIANA

DE SUA EXCELÊNCIA REVERENDISSIMA
DOM GABRIEL MONTEIRO

Aos queridos sacerdotes, diáconos, seminaristas e a todo o povo de Deus presente em nossa circunscrição eclesiástica, saudações e bênçãos no senhor.

Caríssimos irmãos e irmãs, com o coração pleno, mas também com uma grande emoção dirijo-me a vós para compartilhar este momento de despedida, desta tão amada Arquidiocese, à qual fui chamado para pastorear no dia 03 de Abril de 2023, e tendo assim cumprindo minha missão, da maneira com que diz o príncipe dos apóstolos Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação;(cf. 1Pd 5,2) assim portanto é chegada a hora de despedir-me deste rebanho, afim de auxiliar o território de São Paulo e deste modo continuando a vivência da minha missão, buscando ser um pastor segundo o coração de Cristo, que conhece suas ovelhas e é conhecido por elas. (cf. Jo 10,14)

Ao longo desses meses como vosso Arcebispo, pude experimentar a grandeza do múnus episcopal e do ministério de pastorear este rebanho tão amado, que o Senhor me confiou a vós, foi justamente ele que nos guiou e nos sustentou diante das adversidades que encontramos durante esta caminhada. É nele e Dom Wesley, meu sucessor, em que neste momento confio para que cuidem de cada um de vocês s tornem-se mais perseverantes no ministério presbiteral e diaconal.

A missão que agora me é dada de auxiliar na Arquidiocese de São Paulo é uma extensão do serviço ao Evangelho que começa aqui entre vós. Com a mesma humildade com que aceitei o encargo de ser vosso Arcebispo, aceito este novo convite, recordando sempre as palavras de nosso Senhor: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (cf. Mc 16,15). A aprovação e nomeação do Pontífice Romano me leva a dizer 'sim' mais uma vez, confiante de que o Espírito Santo estará sempre conosco em nossa missão de evangelização.

Não é um adeus, mas um até logo, já que as experiências que tivemos juntos neste período irão permanecer para sempre. Ao partir, deixo-vos sob a proteção amorosa de Nossa Senhora da Assunção, nossa querida Padroeira, que sempre nos ampara e intercede por nós junto ao Seu Filho.

Peço que rezeis por mim, assim como prometo levar-vos todos os dias em minhas preces e no meu coração episcopal. E que Deus, que começou em nós esta obra boa, a leve a bom termo até o dia de Cristo Jesus (cf. Fl 1,6).

Com minhas orações e bênçãos;

Dado e Passado na Cúria Metropolitana de Mariana, ao nono dia do mês de novembro do ano de dois mil e vinte e quatro, sob os nossos selos, armas e assinaturas.

✠ Gabriel Monteiro
Tituli di Ammenia
Arcebispo Metropolitano