Arquidiocese MARIANENSIS
_____________
DOM WESLEY MIGUEL
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI HIPPO DIARRHYTUS
PREFEITO DA REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA
ARCEBISPO ELEITO DA ARQUIDIOCESE DE MARIANA
DECRETO 01/24
REPARAÇÃO DAS IGREJAS
AD HARMONIAM REVOCATVM
Aos queridos sacerdotes, diáconos, seminaristas e a todo o povo de Deus presente em nossa circunscrição eclesiástica, saudações e bênçãos no senhor.
«O zelo pela tua casa me consome!». Jesus, no evangelho de João, já nos recorda que ele mesmo é o Verdadeiro Templo e nos mostra o cuidado que devemos ter com as coisas divinas. As igrejas físicas, portanto, são templos físicos que refletem Cristo em toda a sua glória e esplendor, sendo Ele o centro litúrgico. Assim, portanto, as igrejas devem mostrar sua beleza física, para que possam celebrar os Santos Sacramentos com maior dignidade, mostrando em todos os detalhes a beleza que nos recorda Nosso Senhor.
O evangelista São João, no livro do Apocalipse, descreve sua visão da nova Jerusalém: «E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, como uma noiva adornada para o seu esposo.» Com essa visão, São João também nos recorda a beleza da Igreja, que se apresenta tão bela quanto a noiva a seu esposo. Nas igrejas, em seu centro, há o altar, que representa o próprio Cristo, para lembrar que Cristo é o centro de toda comunidade. É na Igreja que se realiza também a renovação do sacrifício de Cristo.
O Código de Direito Canônico, no cânone 3, estabelece que: «Na construção e reparação das igrejas, depois de ouvidos os peritos, observem-se os princípios e as normas da liturgia e da arte sacra.» Considerando as necessidades atuais e no uso de minhas faculdades e atribuições, DECRETO as reformas das seguintes Igrejas:
- Capela Santa Dulce dos Pobres
- Capela Santa Tereza D'Ávila
- Paróquia Nossa Senhora da Guia
- Capela e Seminário São Pio X
Sem mais, rogo à Virgem da Assunção e a santo Antônio de Santa'na Galvão, padroeiro dos construtores, que vos ajudem nesse tempo de reformas.
Dado e Passado na Cúria Metropolitana de Mariana, ao décimo dia do mês de novembro do ano de dois mil e vinte e quatro, sob os nossos selos, armas e assinaturas.
Siga-nos