AGENDA ARQUIDIOCESANA DA SEMANA SANTA
13 À 20 DE ABRIL DE 2025
13 À 20 DE ABRIL DE 2025
Aos estimados fiéis e sacerdotes presentes em nosso território, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Arquidiocese de Mariana têm a alegria de convidar toda a comunidade marianense e visitantes para as
Solenidades da Semana Santa, cujo centro é o Tríduo Pascal, no qual fazemos memória da Paixão, Morte e
Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que esta Semana Maior da fé, aumente o vigor missionário de
nossas comunidades e faça “arder” nossos corações por um amor mais vivo e intenso por Jesus e sua Igreja. Que a Semana Santa seja também ocasião para revigorarmos
nosso batismo, fonte de todas as vocações, como pertença a Cristo e à Igreja num desejo sincero de fazermos
da própria vida dom e serviço aos mais necessitados. Que as celebrações da Sagrada Liturgia e as piedosas
tradições da religiosidade popular em nossa cidade sejam vividas como lugares de encontro com Jesus Cristo,
nos quais nossa fé se renova, nossa esperança na ressurreição se fortalece e nossa alegria transborda por
experimentarmos, já aqui na terra, as alegrias eternas do céu.
12.04 - SÁBADO | SANTA MISSA DO CRISMA
“Jesus Cristo fez de nós um reino e sacerdotes para Deus, seu Pai.
A ele glória e poder pelos séculos dos séculos”.
A celebração da Missa da Unidade marca a consagração dos sacerdotes com a benção dos santos óleos: do "batismo", da "crisma" e da "unção". Neste dia todos os religiosos que integram a Arquidiocese vêm celebrar com o arcebispo.
07h00 - Celebração Penitencial no espaço da Biblioteca Nacional Leão III, Magno, presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar Dom Miguel Wandermurem.
9h45 - Oração Solene da Hora Média, conduzida pelos padres da Arquidiocese, na Catedral Basílica.
10h30 - Santa Missa presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Samuel Henrique, concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Miguel Wandermurem, e os padres da Arquidiocese, na Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção.
19h30 - Solene e piedoso exercício da Via Sacra saindo da Catedral Basílica para Igreja São Pedro dos Clérigos, presidido pelo Padre Emanuel Silva, com participação especial de pastorais.
13.04 - DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR
“Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!”.
Neste dia os católicos recordam a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, aclamado como Rei. Os fiéis sustentam ramos abençoados, lembrando essa passagem bíblica.
14h00m - Benção dos ramos na praça da Cidade e procissão para a Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção, seguida da Santa Missa presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Samuel Henrique. Participação em conjunto de todas as paróquias.
22h30 - Benção dos ramos na Capela Jesus Cristo Rei e procissão para o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, seguida da Santa Missa presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar Dom Miguel Wandermurem.
14.04 - SEGUNDA-FEIRA SANTA
“Senhor, meu Deus, força que me salva!”.
A procissão do Depósito do Senhor dos Passos faz memória à prisão de Jesus Cristo e sua condenação no pretório. A ação se inicia na Sé Catedral procedida pela procissão em que a imagem sai tampada por toldo em direção à Basílica do Carmo.
16h30 - Piedoso exercício da Via Sacra, seguido da Santa Missa, na Paróquia São Sebastião, presidido por Padre Emanuel Silva.
21h30 - Santa Missa na Catedral Basílica e procissão com a imagem do Senhor dos Passos para a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar Dom Miguel Wandermurem. Na chegada, sermão do Pretório presidido pelo Padre Vinícius Rodrigues
15.04 - TERÇA-FEIRA SANTA
“Deus não quis poupar seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós”
Relembra o encontro de Jesus com sua mãe, Maria, a caminho do calvário, momento em que acontece o Sermão. As imagens da Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, carregando a cruz, saem em procissão e se encontram na Praça Central da Cidade.
16h00 - Santa Missa na Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção, presidida por Padre João Victor.
19h00 - Ofício Divino na Capela Nossa Senhora Aparecida, presidido por Cônego Alexandre Costa
Procissão do Encontro:
21h00 - Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Samuel Henrique, seguida da procissão com a imagem do Senhor dos Passos para a Praça Central da Cidade. Ao longo do trajeto, visitação dos passos da paixão e tradicional canto dos motetos.
21h00 - Santa Missa no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar Dom Miguel Wandermurem, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Praça Central da Cidade.
Na praça, o Sermão do encontro será proferido pelo Exmo. Revmo. Dom Danilo Rosa, bispo emérito de São João del Creeper.
16.04 - QUARTA-FEIRA SANTA
“O Filho do homem veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvação de todos”
Na Quarta-Feira Santa, e também na Sexta e no Sábado Santo, acontece uma celebração de origem medieval, o Ofício de Trevas. Uma cerimônia secular com partes em latim e canto gregoriano, repleta de simbolismo para reviver as dores de Jesus. O templo fica às escuras, iluminado apenas por um candelabro com velas. Os fiéis rezam salmos, lamentações e fazem leituras da Bíblia.
15h00 - Via Sacra com todo o Clero Arquidiocesano, no Jardim do Mosteiro Carmelita, presidido pelo Sr. Arcebispo Dom Samuel Henrique.
18h20 - Oração do Santo Terço na Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção, presidido pelo Padre Vinícius Rodrigues.
21h - Santa Missa na Paróquia São Pedro dos Clérigos, presidida pelo Cônego Alexandre Costa. Em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção.
21h - Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Guia, presidida pelo Padre Emanuel Silva. Após, procissão com a imagem do Senhor dos Passos até a Capela do Seminário Arquidiocesano.
SOLENE TRÍDUO PASCAL
17.04 - quinta-feira santa
“Se vos amais uns aos outros, lhes disse o Filho de Deus: terá o mundo certeza
que sois discípulos meus”.
A Quinta-Feira Santa lembra o dia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, com a celebração da última ceia com os Apóstolos. A cerimônia retrata o gesto de humildade de Jesus Cristo, que lavou os pés dos discípulos. A cena se repete em Mariana, quando o arcebispo lava os pés de pessoas da comunidade. A cerimônia evoca a humildade de Jesus Cristo.
06h30 - Oração das Laudes na Catedral Basílica, presidida por Cônego Alexandre Costa.
12h00 - Oração do Ofício Divino na Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção, presidida por Padre Vinícius Rodrigues.
22h - Solene missa “In Coena Domini” com o rito do Lava-pés e instituição da Eucaristia na Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar Dom Miguel Wandermurem, com participação de todo o Clero Arquidiocesano, Após a celebração, desnudação dos altares e procissão de transladação do Santíssimo Sacramento, com adoração até às 00h (meia noite).
18.04 - sexta-feira santa da paixão do senhor
“Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós”.
Na Sexta-Feira Santa acontece uma das cerimônias mais belas da tradição católica: a paixão e morte de Cristo. Essa passagem bíblica é recordada no Sermão do Descendimento, com cerimônia alusiva que faz muita gente se emocionar. O Sermão leva uma multidão para a procissão de enterro e o cortejo que segue pelo centro histórico. A procissão é composta pelas irmandades da cidade, por pessoas da comunidade que representam as figuras bíblicas.
03h00 - Solene Ofício de Trevas no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, presidido pelo Padre Emanuel Silva
06h00 - Tradicional Via Sacra saindo da Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção para a praça da Cidade, presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar Dom Miguel Wandermurem.
17h00 - Solene Ação Litúrgica em memória da Paixão e Morte do Senhor, seguida de Procissão do Cristo Morto pelas ruas da Arquidiocese, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Samuel Henrique.
21h30 - Sermão do Descendimento da Cruz a ser proferido pelo Sr. Bispo Auxiliar. Em seguida, piedosa Procissão do Enterro com a imagem do Senhor Morto e a preciosa relíquia do Santo Lenho para a Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção. A imagem do Senhor morto permanecerá na Catedral durante o sábado, até às 15hs para a veneração dos fiéis.
19.04 - SÁBADO SANTO
“Essa noite é uma vigília a ser celebrada de geração em geração por
todos os israelitas, em honra do Senhor”. Ex 12, 42
A referência é feita à noite do Sábado Santo, quando, na liturgia, se canta o Aleluia Pascal. É a celebração da Ressurreição de Cristo. É o dia que marca o início do ano litúrgico católico, com a bênção do fogo novo e da água batismal.
03h00 - Solene Ofício de Trevas no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, presidido pelo Padre Vinícius Rodrigues.
SOLENE VIGÍLIA PASCAL NA NOITE SANTA
Bênção do fogo, liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística
Bênção do fogo, liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística
22h30 - Solene Vigília Pascal na Noite Santa, com bênção do fogo, liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Samuel Henrique e concelebrada pelo Sr. Bispo Auxiliar Dom Miguel Wandermurem, na Sé Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção.
20.04 - DOMINGO DE PÁSCOA NA RESSUREIÇÃO DO SENHOR
“Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a
tua mão, tua sabedoria é admirável, aleluia!”
É neste dia que os católicos celebram a Ressurreição de Jesus: a Páscoa do Senhor. As ruas se enchem de cores ao serem enfeitadas com tapetes de serragem e as janelas decoradas com colchas de retalho, toalhas bordadas e vasos de flores. A decoração é tradicionalmente feita por artistas locais e moradores. Os sinos anunciam o início da procissão, tradição que remonta o século XVIII, acompanhadas de crianças vestidas de anjos.
06h30 - Missa Solene no Domingo de Páscoa na Ressureição do Senhor na Sé Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, seguida pela piedosa Procissão luminosa da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento para a Praça da Sé, presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar Dom Miguel Wandermurem.
14h30 - Missa Solene no Domingo de Páscoa na Ressureição do Senhor na Sé Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, seguida pela piedosa Procissão luminosa da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento para a Praça da Sé, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Samuel Henrique.
20h00 - Procissão Solene do Cristo Ressuscitado saindo da Praça da Sé em Mariana, em direção à Sé Catedral de São João Del Creeper para a Santa Missa.
___________________
Convidamos, com sincero ardor, todo o povo de Deus, os membros do clero, os religiosos e religiosas, e todos os fiéis leigos e leigas a participarem com fé viva, coração aberto e fervor renovado dos eventos que se aproximam. Que cada momento seja oportunidade de encontro com o Senhor, de comunhão fraterna e de fortalecimento da nossa missão evangelizadora. Unidos na oração e na esperança, caminhemos juntos, como Igreja viva, guiados pelo Espírito Santo.
Dado e Passado em Mariana, ao décimo dia do mês de abril de 2025, sob nossos selos.
✠ Samuel Henrique
Arcebispo Metropolitano
✠ Miguel Wandermurem
Bispo Auxiliar
E eu, Côn. Ítalo Silva
atesto e dou fé.
Secretário.
Siga-nos