ARCHIDIœCESIS MARIANENSIS
_______________
DOM GABRIEL MENDES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CLERO
PREFEITO DA CASA PONTIFÍCIA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE MARIANA
_____________________________
DECRETO DE NOMEAÇAO PARA AS DIGNIDADES DO VENERÁVEL CABIDO DE CÔNEGOS DA ARQUIDIOCESE DE MARIANA
_____________________________
Chancelaria Arquidiocesana
Decreto 011/25
Decreto de Nomeações para as Dignidades do Venerável Cabido de Cônegos da Arquidiocese de Mariana.
Datado em 13 de Setembro de 2025.
Aos diletos filhos espalhados por toda a nossa Arquidiocese de Mariana,
saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em conformidade com o Estatuto do Venerável Cabido Metropolitano de Mariana, considerando o que é dito nos artigos de 13 a 17, no que diz respeito sobre as funções das dignidades do respectivo Cabido.
CONSIDERANDO a importância espiritual e administrativa do Cabido, como também a importância de promover uma sólida estrutura para o Venerável Cabido, havemos por bem NOMEAR o que segue:
NOMEAMOS o Rev.mo Mons. Alexandre Costa, como Presidente do Venerável Cabido Metropolitano de Mariana.
Compete ao Presidente, conforme o artigo 13 do Estatuto, presidir às sessões capitulares, representar o Cabido em juízo e fora dele, propor a agenda das reuniões, moderar as discussões e velar pela execução das deliberações, além de zelar pela ordem litúrgica da Catedral.
NOMEAMOS o Rev.mo Cônego Luca Batista, como Arcipreste do Venerável Cabido Metropolitano de Mariana.
O Arcipreste, conforme o artigo 14 do Estatuto, é responsável por velar pela boa ordem e decoro das celebrações litúrgicas na Catedral, supervisionar as confrarias eretas na Catedral e substituir o Presidente em suas ausências ou impedimentos.
NOMEAMOS o Rev.mo Cônego Wendel Oliveira, como Secretário do Venerável Cabido Metropolitano de Mariana.
O Secretário, conforme o artigo 16 do Estatuto, é responsável pela redação das atas das sessões capitulares, pela organização dos documentos oficiais e pelo atendimento das solicitações do Presidente ou do Arcebispo Metropolitano.
Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser devidamente registrado no Livro de Tombo do Cabido e nos livros competentes da Cúria Metropolitana.
Aos nomeados invoco as copiosas bênçãos do Espírito Santo, para que cheios da luz divina e inspirados pelos dons do entendimento e da sabedoria, possam desempenhar com zelo e prudência a missão que vos foi confiada, contribuindo para a unidade e o crescimento espiritual da Arquidiocese de Mariana.
Que a Virgem da Assunção, Mãe da Igreja e Padroeira de nossa Arquidiocese, volva para vós o seu olhar doce e materno.
Dado e Passado em Mariana, na Cúria Metropolitana, aos 13 dias do mês de Setembro do Ano Santo e Jubilar de 2025, sob os nossos selos, armas e assinaturas.
✠ Gabriel Mendes
Tituli di Sufetula
Arcebispo Metropolitano
Siga-nos